segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Hags ou Crones

Na Inglaterra Annis Preta é a hag mais famosa. Pelo que dizem, ela habita os morros de Leicestershire, numa gruta que escavou com as próprias unhas de ferro na rocha. Na frente da gruta está um carvalho grande e velho, no qual ela sobe para vigiar o campo em busca de uma presa - que por sinal é uma criança.
Há também várias hags aquáticas espalhadas por toda a Grã-Bretanha, como o espírito Jenny Greenteeth habitante das águas do rio Tweed, na Escócia e Peg Powler, que se ocultas nas águas do Rio Tees, ambas inglesas.
Na mitologia eslava há também uma bruxa, Baba Yaga presente em várias histórias. Ela habita em uma casa com patas de galinha no meio de uma floresta.
A antiga hag e deusa celta Cailleach tem a aparência de uma hag, e os especialistas dizem que era apresentada como sendo uma anciã
A bruxa é uma mulher velha enrugada, ou uma espécie de fada ou deusa com a aparência de uma mulher, frequentemente encontrados em folclore e contos infantis, como João e Maria. Hags são muitas vezes vistos como malévolo, mas também pode ser uma das formas escolhidas de divindades metamorfos, como o Morrígan ou Badb, que são vistos como nem totalmente benéfica nem maléfica.

Hags ou Crones (em ingles), são praticamente, porém não literalmente, outro jeito de se falar "bruxa". Na crença popular, as hags são exatamente como as pessoas acreditam que sejam as bruxas, o que na verdade não são de fato, porque bruxas hoje em dia são pessoas completamente normais, nem se quer acreditam em diabo, tem suas próprias crenças, não são o que filmes e "boca a boca" falam. mas esse é um assunto para outro post.

Uma hag, ou crone (em ingles), nada mais é do que uma criatura feia e velha, um tipo de fada idosa ou até uma deusa ou divindade selvagem, que vive em florestas escuras e isoladas e que se alimentam de carne, muitas vezes humana. Pertencem à mitologia inglesa e podem ser traduzidas como bruxas.
Diz a lenda que elas gostam de sentar-se em pessoas adormecidas, provocando à vítima pesadelos ou até sufocamentos. Quando a pessoa acordar, se acordar, se sentirá exausta. A expressão Old Hag indica essa experiência. Na verdade, é um distúrbio chamado paralisia do sono, que se acreditava que fadas e bruxas eram culpadas.
A palavra bruxa na língua portuguesa possui duas traduções inglesas: Hag e Witch, dois seres diferentes, situação que causa discordância e confusão entre os falantes.

Hag: Pode ser traduzida como uma criatura/bruxa não humana, selvagem e habitante das florestas e bosques, que não sabe mágicas e que é canibal e antropofágica. Um exemplo de hag é aquela que desejava reviver o espírito morto da Feiticeira Branca em Príncipe Caspian, das Cronicas de Nárnia

Witch: Melhor traduzida como feiticeira, é humana e se utiliza de varinhas mágicas e caldeirões para praticar magia, e que pode lançar feitiços. Vive em cidades, aldeias ou casinhas distantes, sendo somente uma pessoa que conhece e pratica magia. Um exemplo típico é qualquer feiticeira dos contos de fadas, como a Feiticeira Branca das Crônicas de Nárnia.


Se você acha que nunca ouviu falar, ou viu em algum lugar nada do tipo, está enganado. Hags já foram usadas em filmes, desenhos, jogos, etc.

No jogo Dungeons and Dragons, hags são uma raça de criaturas femininas, em comparação com ogros. Há vários tipos, as annis, as verdes, as marinhas. Todas são más, mas não muito poderosas.
São também mencionadas em Harry Potter, mas sem detalhes. São também vistas no Caldeirão Furado e na vila de Hogsmead.
Aparecem com destaque em As Cronicas de Nárnia. Em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa quatro hags prendem Aslam à Mesa de Pedra, por ordens da Feiticeira Branca.
Em O Príncipe Caspian, uma Hag, juntamente com um lobisomem e Nikabrik, um anão negro, tentam persuadir Caspian a invocar o espírito da Feiticeira de volta à vida. Depois de recusar, os três foram mortos.
Em Popeye, é sempre citada uma personagem chamada de Bruxa do Mar.

 Os mitos, as lendas, os boatos; existem. falem eles de bruxas, de hags, de monstros, fantasmas, o que quer que seja. Mas mitos como os das bruxas, como os das hags, como de fantasmas e outros, são antigos, e sobreviveram ao ceticismo durante gerações e gerações, o que gera uma simples duvida, "se não existe, se é tudo invenção... porque milhares de pessoas temem? porque milhares de pessoas acreditam?". Muitos deles fazem muito sentido, muitos deles estão presente em fatos acontecidos, muitos estão presente na história da civilização, da sociedade, da humanidade. Portanto acho que certos mitos não devem ser desacreditados, ou se forem, eu acho que deve haver ao menos uma duvida e com ela uma grande quantidade de respeito, e se possível, antes de desacreditarem façam um estudo aprofundado sobre o assunto, talvez não tenham motivos para desacreditar, uma vez que faz tanto sentido, existem tantos relatos e não há modo de explicar controvérsias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário